Desafios

Publicado: 19/02/2016 em muito feliz

Dia desses perguntei ao meu filho o significado de Viral: termo utilizado para designar um conteúdo ou assunto divulgado na internet e que ganha repercussão inesperada. Nas palavras doces e sinceras que meu entendimento captou, trata-se daquilo que torra nossa paciência pelo tanto de vezes que aparece nas redes sociais.

Viralizar, compartilhar, curtir, passar pra frente, favoritar, publicar, bombar na web. De piadas e modismo a utilidade pública, tem de tudo um pouco e o viral dura apenas alguns dias, tempo suficiente para influenciar uma massa, mexer com um público específico, cansar a todos e desafiar. Sim, um viral acontece para desafiar alguma coisa, nem que seja o bom senso ou o limite do ridículo.

Anos atrás surgiu o desafio do balde de gelo cujo objetivo consistia em derramar em si um balde de gelo com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica e fazer doações para pesquisas sobre a doença. Nos Estados Unidos pode ter dado certo, mas em terras tupiniquins teve cara de auto promoção de gente famosa e fast celebridades.

Na onda do balde de gelo também tivemos o desafio sem make, que propunha à mulher postar sua foto sem maquiagem, sem filtro e zero photoshop, ressaltando a beleza real sem truques e artifícios. Disseram que era um alerta para chamar a atenção sobre a obsessão nociva e descontrolada em busca de um padrão de beleza imposto pela sociedade. Admirei a auto estima sem medo da mulherada que vi nas redes sociais. O nível de coragem foi animador, porém não me convenceu a postar minha foto, até porque não faria diferença alguma, já que não uso nenhuma maquiagem no meu dia a dia. Já dizia meu amado tio que mulher bonita de verdade você só conhece quando ela acorda. Mas arriscar pra que? Deixa como está.

A última (ou penúltima) moda dos desafios é o da maternidade, que causou polêmica, brigas e discussões entre internautas, textões, choros, críticas e defesas porque uma mãe resolveu não aceitar o desafio e expôs sua mais sincera opinião e foi banida. Tanto barulho e até agora não se sabe para que foi criado o evento, alem de somente compartilhar os bons momentos de mães e seus rebentos. Deste desafio eu participaria se o fruto da minha maternidade não tivesse com quase 25 anos, barba feita e 1,75 m de altura, ainda que conserve seu sorriso infantil até hoje.

Como proceder no mundo fora das redes sociais, onde tudo é real e não tem como fugir dos desafios diários? Em cada novo amanhecer meus caros, a vida me desafia a ser melhor que ontem, fazer diferente, ter atitude e firmeza nos meus propósitos. Para cada novo desafio que a vida me impõe, eu dobro a aposta, ultrapasso os limites e quando termina o dia, venço ou aprendo, jamais eu perco.

Encare esse desafio. É o único que mesmo não querendo, somos obrigados a participar, e que tem como objetivo maior e real, nosso próprio crescimento.

Deixe um comentário

